Google homenageia Kandinsky em seu 148º aniversário

 

Wassily Kandinsky, artista russo e professor da Bauhaus, recebe nesta terça-feira (16) uma homenagem em forma de Doodle do Google. Conhecido por ser o introdutor da abstração no campo das artes visuais, celebra-se hoje 148 anos do seu nascimento, em 16 de dezembro de 1866.

 

 


Wassily Kandinsky recebe homenagem em Doodle do Google com abstração (Foto: Reprodução/Google)

Advogado, multinacional e casado três vezes

Formado em Direito pela Universidade de Moscou, onde nasceu, casou-se em 1892 com sua prima Anya Chimiakin e mudou-se para Munique, na Alemanha, quatro anos depois. Lá, começou a estudar pintura, fundou a sociedade artística Phalanx e tornou-se o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata, na década de 1910.

Kandinsky (direita) formou-se em Direito, mas optou pela veia artística (Foto: Reprodução/Kandinsky Website)

Mas os anos seguintes foram agitados para ele, que separou-se de sua esposa para ficar com Gabriele Münter, uma aluna da Phalanx. Porém, o romance durou até 1914, quando deixou a Alemanha e foi para a Rússia, fugindo da Primeira Guerra Mundial. Kandinsky passou ainda pela Suécia, onde conheceu sua terceira esposa, Nina de Andreewsky, antes de voltar para terras alemãs.

Sempre inovador, desentendia-se muito com as teorias de arte oficiais. Por isso, encaixou-se muito bem na Bauhaus, escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha. Uma das maiores referências no Modernismo, ela contou com Kandisky como professor por cerca de 20 anos, até ser fechada pelos nazistas em 1933.

Novamente com a Guerra no seu caminho, o pintor abandonou a Alemanha e foi viver em Paris. Faleceu e foi sepultado em Neuilly-sur-Seine, em 1944. Hoje, tem obras expostas em diversos dos maiores museus do mundo, em Moscou, Munique, Nova York, Paris, entre outros.

Abstracionismo

A criação abstrata de Kandinsky hoje é vista como genial, mas nem sempre foi assim. Influenciado pela música, como a ópera de Richard Wagner Lohengrin, e a Teosofia de Helena Petrovna Blavatsky, acreditava na expressão com o uso de descendentes de formas geométricas, como círculos, triângulos e quadrados.

Murnau - Jardim 1 é um das principais obras do pintor (Foto: Reprodução/Kandinsky Website)

Seus primeiros grandes trabalhos vieram entre no início da década de 1910, quando fazia parte do grupo Der Blaue Reiter (“O cavaleiro Azul”). Com massas coloridas largas e bem expressivas, “murnau – Jardim 1″ (1910) e “Grüngasse em Murnau” (1909) foram algumas das mais famosas.

Além de pintar, Kandinsky escrevia, e defendia suas teorias em livros, como “Do espiritual na Arte” e “Almanaque do Cavaleiro Azul”. Na França, apesar de isolado, pois a pintura abstrata geométrica não era tão reconhecida quanto o Impressionismo e o Cubismo, aprimorou seus conhecimentos e seguiu criando obras históricas.

Composição X é uma obra do fim da carreira do pintor (Foto: Reprodução/Kandinsky Website)

Entre os principais quadros desta época, destaca-se Composição X e suas pinturas de lona. Kandinsky também virou poeta, escrevendo obras vanguardistas com referência à arte, às cores e às linhas. Assim como nos quadros, tornou-se diferenciado, por não se encaixar em nenhum movimento literário da época.

Fuga, Kandinsky, 1914, óleo sobre tela

Os primeiros anos em Munique

Casou-se em 1892 com a sua prima Anya Chimiakin, que acompanhou Kandinsky em 1896 quando este se mudou para Munique, iniciando os seus estudos em pintura . O estilo da escola de Ažbè desiludiu Kandinsky, que preferia pintar paisagens coloridas ao ar livre em vez de modelos "mal cheirosos, apáticos, inexpressivos, geralmente destituídos de carácter".

Após vinte anos, Kandinsky tenta inscrever-se, sem sucesso, num curso ministrado por Franz von Stuck. Um ano depois Kandinsky ingressou finalmente no curso, que frequentou até 1900. Em Maio de 1901, Kandinsky co-fundou a sociedade artística Phalanx e foi professor na escola fundada pouco tempo depois pela sociedade. Uma das suas alunas foi Gabriele Münter, que se tornou companheira de Kandinsky até 1917. Kandinsky separou-se de Anya Chimiakin em 1916.

O início do abstracionismo

Na década de 1910 Kandinsky desenvolve seus primeiros estudos não figurativos, fazendo com que seja considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata. Algumas das suas obras desta época, como "murnau - Jardim 1" (1910) e "Grüngasse em Murnau" (1909) mostram a influência dos Verões que Kandinsky passava em Murnau nessa época, notando-se um crescente abstraccionismo nas suas paisagens. Outra influência nas suas pinturas foi a música do compositor Arnold Schönberg, com quem Kandinsky manteve correspondência entre 1911 e 1914.

O período da Primeira Guerra Mundial

Com o eclodir da Primeira Guerra Mundial, Kandinsky é forçado a abandonar a Alemanha, partindo para a Suíça acompanhado por Gabriele Münter em 3 de Agosto de 1914, esperando um fim rápido do conflito. Quando este não se concretizou, Kandinsky voltou à Rússia, separando-se de Münter, a 16 de Novembro do mesmo ano. Aproveitando uma exposição em Estocolmo de 1916, Kandinsky permanece na Suécia, onde conhece a sua terceira companheira, a russa Nina de Andreewsky, até ao advento da Revolução Russa. Volta então à Rússia interessado nos rumos do país, mas desentende-se com as teorias da arte oficiais e retorna à Alemanha em 1921.

A Bauhaus e últimos anos

Em constante contato com os artistas da vanguarda, passa a lecionar na Bauhaus até 1933 quando a escola é fechada pelo governo nazista. Muda-se para Paris e aí viveu até o fim de sua vida. Faleceu em Neuilly-sur-Seine em 1944. Encontra-se sepultado em Neuilly-sur-Seine New Communal Cemetery, Hauts-de-Seine, Ilha de França, na França.

Desenvolveu a arte abstrata até o final de sua vida. Junto a Piet Mondrian e Kasimir Malevich, Wassily Kandinsky faz parte do "trio sagrado" da abstração, sendo o mais famoso.

Períodos artísticos

A criação de Kandinsky de trabalhos puramente abstratos seguiu um longo período de intenso desenvolvimento e amadurecimento do pensamento teórico baseado nas suas experiências pessoais artísticas. Chamou a esta devoção como beleza interior, fervor de espírito e uma necessidade funda de desejo espiritual, que foi o aspecto principal da sua arte.

Kandinsky aprendeu através de diversos recursos durante a sua juventude em Moscovo.Mais tarde na sua vida ele seria lembrado como sendo fascinado e raramente estimulado pela cor como uma criança. O fascínio pelo simbolismo e psicologia da cor continuaram durante o seu crescimento, apesar de parecer nunca ter estudado arte. Em “Looks on the Past” ele relata que as casas e as igrejas eram decoradas com cores tão brilhantes que, uma vez lá dentro, teve a impressão de se estar a mover dentro de uma tela pintada. A experiência e o seu estudo sobre a arte do povo na região, em particular o uso de cores brilhantes sobre fundo negro, refletiu-se nos seus trabalhos mais recentes. Anos mais tarde, ele relacionou o ato de pintar para criar música na maneira que mais tarde viesse a ser mais reconhecido e escreveu “As cores são a chave, os olhos o machado, a alma é o piano com as cordas”. Ele foi similarmente influenciado durante este período pela ópera de Richard Wagner Lohengrin com a qual ele sentiu que quebrou os limites da música e da melodia além do lirismo tradicional.

Kandinsky foi igualmente espiritualmente influenciado por Helena Petrovna Blavatsky (1831- 1891), o mais importante exponente da Teosofia nos tempos modernos. A teoria teosófica solicitou que a criação é uma proporção geométrica, começando num único ponto. O aspecto criativo das formas é expressado por uma série descendente de círculos, triângulos e quadrados. Os livros de Kandinsky ecoam estes princípios básicos teosóficos.

O Cavaleiro Azul

As pinturas de Kandinsky do período em que fez parte do grupo Der Blaue Reiter ("O cavaleiro Azul") (1911-1914), foram compostas por massas coloridas largas e bastante expressivas, avaliadas independentemente a partir de formas e linhas que já não serviam para delimitá-las. Estas seriam sobrepostas numa forma bastante livre para formar pinturas duma força extraordinária.

A influência da música foi bastante importante no nascimento da arte abstrata, como sendo abstrata por natureza, este não tenta representar o mundo exterior mas antes para expressar, numa maneira imediata, os sentimentos interiores da alma humana. Kandinsky às vezes usava termos musicais para designar o seu trabalho; ele chamou a muitas das suas pinturas espontâneas “Improvisações”, e “Composições” a outras muito mais elaboradas e trabalhadas em comprimento, um termo que ressoou nele como um orador.

Além da pintura Kandinsky desenvolveu a sua opinião como um teórico da arte. De fato, a influência de Kandinsky na história da arte do ocidente talvez resulte mais dos seus trabalhos teóricos do que propriamente das suas pinturas.

Ao mesmo tempo que escrevia “Do espiritual na Arte”, Kandinsky escreveu o Almanaque do Cavaleiro Azul, que serviram tanto como defesa e promoção da arte abstracta, assim como uma prova de que todas as formas de arte eram igualmente capazes de alcançar o nível da espiritualidade. Ele acreditava que a cor podia ser usada numa pintura como uma coisa autónoma e distanciada de uma discrição visual de um objecto ou de uma qualquer forma.

Escreveu poemas, que seguem o mesmo raciocínio desta fase.

O período de grande síntese (1934-1944)

Em Paris, Kandinsky estava bastante isolado, uma vez que a pintura abstracta - particularmente a pintura abstracta geométrica – não foi reconhecida, sendo as dos movimentos mais apreciados o Impressionismo e o Cubismo. Kandinsky viveu num pequeno apartamento e criou o seu trabalho num estúdio construído na sua sala de estar. Formas biomórficas com flexibilidade e contornos não geométricos apareceram nas suas pinturas; formas que sugerem organismos externamente microscópicos mas que expressam sempre a vida interior do artista. Ele usou a cor puras nas suas composições que evocavam a arte popular de Slavonic e que era similar a preciosos trabalhos de marca-de-água. Nas suas obras, ocasionalmente misturava também areia para dar a textura de granulado aos quadros.

Este período correspondeu, de facto, a uma vasta síntese do seu trabalho anterior, no quando ele usa todos os elementos, e até os enriquece. Em 1936 e 1939 ele pinta as suas duas ultimas grandes composições; Lonas particularmente elaboradas e lentamente rasgadas que ele não produziu por muitos anos. Composição IX é uma pintura com umas diagonais poderosas de alto contraste e cuja forma central da a impressão de um embrião humano no ventre. Os pequenos quadrados de cores e as faixas coloridas parecem projectar contra o fundo preto da Composição X, como fragmentos de estrelas ou filamentos, enquanto hieróglifos com tons de pastel obrem o grande plano marrom, que parece flutuar no canto esquerdo superior da lona.

No trabalho de Kandinsky, algumas características são óbvias, enquanto certos toques são mais discretos e velados; isto servia para dizer que eles se revelavam só progressivamente àqueles que fazem um esforço para aprofundar a sua conexão com o seu trabalho. Pretendeu que as suas formas fossem subtilmente harmonizadas e colocadas, para ressoar com a própria alma do observador.

Poesia

Kandinsky também escreveu poemas brilhantes, abstratos, que fazem referência a cores e linhas, tais quais surgiam na percepção do artista. Sendo eminentemente vanguardistas, no entanto, seus poemas diferem de tudo quanto foi produzido por qualquer "ismo" em literatura ou poeta vanguardista conhecido, inclusive do trabalho poético de outros artistas predominantemente plásticos, tais como Picasso e Hans Arp, que tenderam a aderir, na escrita, a alguma vanguarda poética conhecida, como o Surrealismo.

 

Fonte: Wikipédia, Techtudo e Google

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