François Auguste René Rodin

Muito provavelmente você já viu alguma das famosas esculturas de Auguste Rodin, que nasceu em Paris em 12 de novembro de 1840, e viveu até 17 de novembro de 1917.

Aos 13 anos ele já fazia desenhos profissionais e entrou em uma academia de artes.

Auguste Rodin era muito reservado, tinha pouca habilidade acadêmica, e aos 18 anos teve sua primeira obra, “O Homem de Nariz Quebrado” (1864), rejeitada pela École de Beaux-Arts de Paris, não diferente de outros grandes artistas também rejeitados.

Nesta mesma época uniu- se à sua companheira Rose Beuret, a qual esteve ao seu lado por toda a vida e foi modelo de seus primeiros retratos escultóricos.

 

O Pensador - Escultura de Rodin

Antes de ser reconhecido por seus talentos, Auguste Rodin se frustrou pela falta de aceitação na década de 60, e ficou um tempo em um monastério para se recuperar de um colápso emocional.

Em meados de 1875 viajou para a Itália e começou a ter contato com obras dos artistas Donattello e Michelangelo, o que mudaria o curso de sua vida. Seu interesse pela escultura de Michelangelo “O Prisioneiro” abriu seus olhos, e o libertou do academicismo.

Com sua obra “São João Batista Pregando” finalmente obteve o merecido reconhecimento em 1978, e a partir desta recebeu uma importante encomenda, a criação da “Porta do Inferno”, uma porta de bronze para Museu de Artes decorativas de Paris.

A Porta do Inferno - Escultura (inacabada) de Rodin

Esta obra inicialmente seria uma reprodução da “Porta do Paraíso“, criada no século XV por Lorenzo Ghiberti, entretanto em 1881, Auguste Rodin fez uma viagem à Londres e teve contato com as obras de William Blake e outros artistas pré-rafaelitas. A partir de então, a obra que teria temas extraídos da “Divina Comédia de Dante“, passou a ser uma expressão do universo das paixões humanas e da iminência da morte.

Várias de suas obras mais conhecidas foram originalmente criadas para compor a “Porta do Inferno” (inacabada), como “O Pensador” e “O Beijo”.

O Beijo - Escultura de Rodin

Auguste Rodin também ficou conhecido por seus vários romances tempestuosos, dentre eles, a jovem Camille Claudel que teve um final trágico. Sua aluna e assistente, Camille Claudel era 26 anos mais jovem que Rodin, apaixonada e iludida abandonou a casa de seus pais e passou a viver em uma casa alugada por Rodin, que nunca deixou a esposa para se casar com ela. Após muitos anos de tormento Camille desiste do amor impossível, se dedica ao seu trabalho e cria suas mais belas obras como “As Bisbilhoteiras“.

O romance acabou definitivamente em 1898, marcado pela obra “A Idade Madura“, entretanto, Rodin permeou seus pesadelos e sua relação de amor e ódio lhe levou à loucura. Camille Claudel passou seus últimos 30 anos sozinha, em uma cama de hospício, e morreu aos 79 anos.

e-max.it: your social media marketing partner

Últimos Álbuns na Galeria

19 Abril 2016
No dia 16 de abril a linda Ana Carolina Françozzo fez seu ensaio fotográfico, o local escolhido foi o antigo Clube de Campo de Figueira, a maquiagem ficou por conta da Patrícia Mello e a produção de ...

Casamentos e Aniversários

Flávia & Claudemir

Flávia & Claudemir

Enfim, o dia tão esperado chegou, tudo foi perfeitamente c ...

Isabella - Primeiro Aninho

Isabella - Primeiro Aninho

No dia 1º de maio a pequena princesa Isabella comemorou se ...

Lara e Laís - 3 Anos

Lara e Laís - 3 Anos

No dia 2 de abril foi commemorado os 3 anos das princesas ...

Bella - 1 Ano

Bella - 1 Ano

A pequena Bella faz 1 Aninho, e pra comemorar esta importa ...

Ana Julia - 12 Anos

Ana Julia - 12 Anos

No dia 19 de dezembro a linda Ana Julia comemorou seus 12 ...

 Telêmaco Borba | Paraná | Brasil    +55 43 996 888 242  contato@aniltonpreto.com.br Central do Cliente

Sobre Nós

Nosso maior objetivo é ver a satisfação de nossos Clientes com nossos serviços e produtos, contate-nos.

  • R. Profª Edith Gordan, 130 - T.Borba/Pr
  • TIM/Whats 43 996 888 242
  • contato@aniltonpreto.com.br

Curta no Facebook

Receba Nossas Ofertas

Atendimento Via Chat

LiveZilla Live Chat Software