Steve McCurry

Steve McCurry é um dos mais prestigiados fotógrafos da atualidade, nasceu na cidade de Filadélfia em 1950. Depois de se formar em história e cinema no “College of Arts and Archictecture” na Universidade Estadual da Pensilvânia, passou dois anos trabalhando como fotógrafo para um jornal, mas o seu espírito aventureiro o levou à Índia, onde trabalhou como fotógrafo freelancer. 

A carreira de Steve McCurry ganharia reconhecimento internacional, quando em 1984 conseguiu infiltrar-se no Afeganistão, controlado na época pela Rússia e fazer uma série de fotografias no acampamento de refugiados de Nasir Bagh. Esta sua foto-reportagem tinha entre muitas, a fotografia que ficou conhecida como “Menina afegã” e pela qual Steve McCurry ganhou praticamente todos os principais galardões internacionais de fotografia, incluindo a medalha de ouro de Robert Capa para a melhor reportagem fotográfica, um prémio dedicado aos fotógrafos que exibem excepcional coragem e iniciativa.

A fotografia da “menina afegã”, foi capa da National Geographic em Junho de 1985, tornando-se a mais famosa capa da revista em praticamente 120 anos de existência.
Desde então, especializou-se em fotografar retratos de pessoas em áreas de conflito. Ele esteve na guerra Irã-Iraque, em Beirute, no Camboja, nas Filipinas, na guerra do Golfo, na desintegração da antiga Iugoslávia, Tibet e Yemen. Mas o ponto alto na carreira de Steve McCurry, foi a redescoberta da identidade da “menina afegã”. Em Janeiro de 2002, uma expedição da National Geographic viajou para a fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão com a missão de localizar a menina da foto de 1984. A operação foi coroada de sucesso e finalmente a menina afegã ficou com um nome: Sharbat Gula. Toda a história foi contada na edição de Abril de 2002 da National Geographic e voltou a ser capa de revista mas os olhos que cativaram o mundo e que se tornaram um símbolo da miséria e do sofrimento do povo afegão já não brilhavam com a mesma intensidade.

Steve McCurry não se considera um fotógrafo de guerra, acredita que seu trabalho é mostrar a realidade humana durante um conflito nos rostos das pessoas, “Se o fotógrafo fizer as pessoas esquecer a máquina fotográfica, a alma delas aparece na fotografia”.

Sharbat Gula fotografada em 2002 segurando a revista em que foi capa.

Steve McCurry , fotógrafo americano com mais de 30 anos de carreira, especialista em traduzir em imagens a essência de um povo, passou por todas as transformações tecnológicas na fotografia sem perder a magia de sua arte.  Colaborador da Revista National Geographic, ficou conhecido mundialmente com a foto da "Menina Afegã", capa da National em 1984, confira mais algumas obras:

Fonte: Site Steve McCurry

e-max.it: your social media marketing partner

Últimos Álbuns na Galeria

19 Abril 2016
No dia 16 de abril a linda Ana Carolina Françozzo fez seu ensaio fotográfico, o local escolhido foi o antigo Clube de Campo de Figueira, a maquiagem ficou por conta da Patrícia Mello e a produção de ...

Casamentos e Aniversários

Flávia & Claudemir

Flávia & Claudemir

Enfim, o dia tão esperado chegou, tudo foi perfeitamente c ...

Isabella - Primeiro Aninho

Isabella - Primeiro Aninho

No dia 1º de maio a pequena princesa Isabella comemorou se ...

Lara e Laís - 3 Anos

Lara e Laís - 3 Anos

No dia 2 de abril foi commemorado os 3 anos das princesas ...

Bella - 1 Ano

Bella - 1 Ano

A pequena Bella faz 1 Aninho, e pra comemorar esta importa ...

Ana Julia - 12 Anos

Ana Julia - 12 Anos

No dia 19 de dezembro a linda Ana Julia comemorou seus 12 ...

 Telêmaco Borba | Paraná | Brasil    +55 43 9688 8242  contato@aniltonpreto.com.br Central do Cliente

Sobre Nós

Nosso maior objetivo é ver a satisfação de nossos Clientes com nossos serviços e produtos, contate-nos.

  • R. Profª Edith Gordan, 130 - T.Borba/Pr
  • TIM/Whats 43 9688 8242
  • Claro 43 8827 9554
  • contato@aniltonpreto.com.br

Curta no Facebook

Receba Nossas Ofertas

Atendimento Via Chat

LiveZilla Live Chat Software