Três Fundamentos da Luz na Fotografia

Um dos requisitos da boa fotografia é o conhecimento da luz em vários aspectos, sendo recomendável, para começar, o entendimento de três deles, considerados principais: Brilho, cor e contraste.

Brilho

Esta pode ser considerada a mais importante qualidade da luz, no que diz respeito à fotografia, na medida em que uma luz sem brilho suficiente impossibilita tirar fotos.

Em princípio, quanto mais brilhante, melhor a luz. Assim, uma luminosidade superior à mínima necessária para se capturar uma imagem, provavelmente resultará numa foto melhor.

O fotógrafo experiente, que sabe medir a luz com os olhos, fazendo o papel do fotômetro da câmera com razoável precisão, normalmente prefere uma luminosidade menor apenas quando isso favorece a estética em um dos outros aspectos: cor ou contraste.

Câmeras que permitem controle manual (M) possibilitam alongar ou encurtar os tempos de captura (exposição) de uma imagem, ajustando-se até mesmo melhor que o olho humano a fracas intensidades de luz.

Cor

Lâmpadas de tungstênio emitem luz amarelada

É fácil entender que na alvorada e no crepúsculo a luz tem uma coloração diferente, por exemplo, da luz azulada que reina em uma sombra ao ar livre, no meio do dia. Lâmpadas de tungstênio, por sua vez, produzem luz amarelada. Assim, mesmo quando aparentemente branca, a luz tem alguma cor, que é transmitida ao objeto por ela iluminado.

Ocorre que nosso cérebro tende a se ajustar às variações de cor da luz, fazendo com que ela pouco seja percebida. Dessa forma, a não ser que exista flagrante coloração da luz, nossos cérebros nos informam que a luz é branca.

Para qualificar a cor da luz, existe um experimento em que um objeto com características específicas é aquecido, anotando-se a suas temperatura em Kelvin (K) e respectivas cores das luzes emitidas. A luz de cor semelhante a do Sol, por exemplo, resulta do aquecimento a uma temperatura de 5.500 K. Aí reside certa confusão, já que uma luz azulada, considerada fria pelos artistas plásticos, tem uma temperatura bem alta (10.000 K) e uma luz tendendo para o amarelo ou vermelho, identificada como quente pelos artistas, tem “baixa” temperatura (2.000 K). Uma escala de cores e temperaturas é reproduzida a seguir (Fonte: Wikipedia)

As câmeras digitais possuem o ajuste denominado balanço de branco (WB) que permite neutralizar (ou enfatizar) as modificações da temperatura da luz (cheque o manual da sua máquina)

Contraste

Uma fonte de luz tem alto contraste quando todos os seus raios atingem o assunto aproximadamente de um mesmo ângulo. Já quando os raios de luz atingem o assunto de diferentes direções, a fonte é dita de baixo contraste.

Na prática, pode-se notar o efeito das diferentes fontes de luz, observando os contornos das sombras que elas produzem. Na foto acima a esquerda, o contorno da sombra está bem definido, o que caracteriza um alto contraste. O mais típico exemplo de luz de alto contraste, ou luz dura, é a do Sol do meio-dia. Já na foto a direita a sombra não se encontra perfeitamente delineada, resultado de uma luz de baixo contraste, ou suave, a qual pode ser produzida por um céu nublado.

Quanto maior a fonte de luz, portanto, mais suave é seu efeito, na medida em que com a redução do contraste as texturas, caracterizadas pelas sombras, são disfarçadas pelos raios de luz vindos de várias direções. Observe que o Sol, apesar de ser maior que a Terra, funciona como uma fonte de luz pequena, devido à enorme distância em que se encontra.

Na próxima vez em que for fotografar ou analisar fotos, pergunte-se sobre a qualidade da luz no que diz respeito a esse fundamental “tripé” que vai apoia-la:

BCC, Brilho – Cor – Contraste

.

e-max.it: your social media marketing partner

Últimos Álbuns na Galeria

19 Abril 2016
No dia 16 de abril a linda Ana Carolina Françozzo fez seu ensaio fotográfico, o local escolhido foi o antigo Clube de Campo de Figueira, a maquiagem ficou por conta da Patrícia Mello e a produção de ...

Casamentos e Aniversários

Flávia & Claudemir

Flávia & Claudemir

Enfim, o dia tão esperado chegou, tudo foi perfeitamente c ...

Isabella - Primeiro Aninho

Isabella - Primeiro Aninho

No dia 1º de maio a pequena princesa Isabella comemorou se ...

Lara e Laís - 3 Anos

Lara e Laís - 3 Anos

No dia 2 de abril foi commemorado os 3 anos das princesas ...

Bella - 1 Ano

Bella - 1 Ano

A pequena Bella faz 1 Aninho, e pra comemorar esta importa ...

Ana Julia - 12 Anos

Ana Julia - 12 Anos

No dia 19 de dezembro a linda Ana Julia comemorou seus 12 ...

 Telêmaco Borba | Paraná | Brasil    +55 43 996 888 242  contato@aniltonpreto.com.br Central do Cliente

Sobre Nós

Nosso maior objetivo é ver a satisfação de nossos Clientes com nossos serviços e produtos, contate-nos.

  • R. Profª Edith Gordan, 130 - T.Borba/Pr
  • TIM/Whats 43 996 888 242
  • contato@aniltonpreto.com.br

Curta no Facebook

Receba Nossas Ofertas

Atendimento Via Chat

LiveZilla Live Chat Software