Planejar para vencer

Alguém mais sábio uma vez disse, “aquele que falha ao planejar, planeja para falhar” Planejamento é sem duvida nenhuma  a alma de uma ação, ou pelo menos deveria ser. Se você tem um objetivo a ser alcançado a melhor forma de se chegar ate ele é planejando todos os seus passos e agindo, a outra forma seria ao acaso  mas raramente seus objetivos serão alcançados e se forem, talvez não tenha sido da melhor ou da forma mais sutil possível. Agora, planejar sem objetivo é pura perda de tempo,  na historia de Alice no Pais das maravilhas Alice pergunta ao Mestre Gato: Qual caminho deveria seguir, o o Mestre Gato responde; Isto depende de onde você que chegar, ela diz não sei, o  Mestre gato responde então qualquer caminho serve. Esta cena ilustra bem o que quero dizer, pra quem não sabe aonde se quer ir, qualquer caminho serve. Planejamento e objetivo caminham juntos um não existe sem o outro.

 

{youtube | lhTsGPp2lZ0}

Objetivos.

Pergunte a qualquer atleta, porque eles treinam tanto e tenho certeza que eles terão uma resposta na ponta da língua.  Pergunte a qualquer empreendedor de sucesso e tenho certeza que estes também terão a mesma palavra na ponta da língua quando se trata do porque eles fazem o que fazem. OBJETIVOS, ou Metas. Fotógrafos tendem não se importarem muito com isto, recentemente numa conversa com um fotografo americano eu perguntei qual eram os objetivos dele, e ele respondeu,  Tirar fotos. Quando faço a mesma pergunta por ai escuto geralmente,  “meu objetivo é ser feliz” mas quando se pergunta pra pessoa ser um pouco mais especifica  geralmente se escuta um não sei.

Regrinha básica – Não existem objetivos vagos.  Agora pare para pensar o porque você esta fazendo o que você esta fazendo.  No meu primeiro post eu peço pra você fazer uma reflexão e saber aonde você esta, agora é hora de pensar pra aonde você vai.

Seja especifico; Não adianta ser vago na hora de pensar num objetivo. Se você tem como objetivo conseguir uma câmera nova, especifique, qual câmera, quais lentes,  quais acessórios,  seja o mais específico possível Vamos pensar que você quer uma Canon 5d com um grip e uma lente 70~200mm 2.8  IE
Mensurável, Não adianta ter um objetivo que não se possa medir,  saiba preço exato do que você busca,  por exemplo uma Canon 5d custa 5mil reais  (somente um exemplo) Agora você sabe que o que você quer custa cinco mil reais. Pense em valores, pesquise preços visite as lojas e pegue na câmera, realmente deseje acredite que vai comprar e se motive para isto.
alcançável – Seja realístico na hora de formar seus objetivos, não adianta ter como objetivo a compra do Taj Mahal,  considere sua realidade, mas isto não quer dizer que você deve se limitar, seja realista mas encare desafios.  Se você quer a câmera que custa 5mil reais você sabe que se juntar 500 reais de cada trabalho você pode conseguir a câmera em certo tempo. Se não sobram 500 reais corra atrás de mais trabalhos, depende de você somente.
Relevante: Não adianta ter objetivo nenhum e não ter a motivação. Não nos empenhamos em algo que não é importante. Saiba o porque aquilo é importante pra você, o porque ter uma Canon 5d é importante, sem saber isto eu te garanto que não existe o porque de se batalhar por algo, então seja honesto com você mesmo e entenda o porque você quer o que quer, qual é a relevância disto para sua vida.
Temporal: Assim como suas contas, tenha uma data pra começar e uma pra acabar, passar a vida toda num objetivo e ficar procrastinando nada mais é que enrolar a si mesmo. Marque dia mês e hora começar e também para acabar. Você já tem todas as informações que precisa pra isto Você sabe agora que é obter uma Canon 5d com uma tele de 70~200mm que custa 5mil reais que você pode juntar 500 reais por mês e esta câmera é importante pra você porque com ela a sua produção e qualidade de fotos vão melhorar muito, assim pode buscar trabalhos maiores. Você começa juntando 500 reais todo mês a partir de 01 de Janeiro de 2011 ate 10 de Outubro de 2011. Chegou em outubro e não deu ainda , sem problemas, marque uma outra data talvez um mês mais, só não fique esticando muito seja fiel a si mesmo e ao que você quer.

Eu usei um exemplo material, mas mesmo que seja algo relacionado com sua carreira.  Seja especifico.   Eu quero ter uma capa de revista publicada, porque isto poderá impulsionar a minha carreira de uma forma mais eficiente além de valorizar meu trabalho junto aos meus clientes atuais e novos.  Até  Dezembro de 2011 eu vou ter uma capa de revista publicada.

Forme objetivos de curto, médio e longo prazo,  Pense em 1 ano, 5 anos, 10 anos Conheço gente que tem objetivos traçados de ate 20 anos. Escreva seus objetivos num papel, ou caderno, e quando tiver uma dificuldade lembre-se o porque você esta batalhando. Uma meta leva a outra. Não desanime e siga em frente mas lembre-se seus objetivos dependem do seu comprometimento e empenho, se você sabe aonde quer chegar e o que quer e sabe como chegar tudo que tem que ter é comprometimento, a pior mentira e aquela que contamos para nos mesmos.

Formando alicerces firmes.

Agora que você já sabe o que você quer, está na hora de formar um alicerce forte e como todo negocio, a fotografia precisa de uma boa base,  nos meus post anteriores eu procurei falar um pouco do que eu acredito ser o principal para se montar uma boa base.  Reconhecer aonde se esta e aonde se vai.  Montar um bom portfólio físico e virtual. Montar uma boa equipe ainda vou falar de preços e outros pontos sobre administração.  Assim espero com isto ajudar você a compor uma base firme para a sua carreira.  Base seria tudo aquilo que é necessário para uma produção com qualidade. Muitos fotógrafos não pensam em montar uma estrutura básica, e quando digo isto não estou falando em montar um estúdio somente, estou falando de criar um sistema de trabalho que se adapte ao seu estilo e atenda as necessidades de seus clientes e com isto você possa alcançar seus objetivos.   Eu antes acreditava que primeiro se conseguia o clientes depois se resolvia como produzir a foto.  Logo vi que estava errado e logicamente da pior forma possível,  sofrendo para resolver pepinos que poderiam ter sido evitados. Criar uma base, um sistema de produção vai te ajudar a não sofrer tanto. Os pontos principais pra organizar uma base são.

Produção : Organize sua produção de forma eficiente pense em todas as etapas Pré e Pos-produção, forme uma boa equipe, tenha fornecedores confiáveis e que prezem pela mesma qualidade que você. Pense sempre como se pode fazer, melhor, mais barato, mais rápido e mais eficiente.

Administração : Toda parte legal de sua empresa, alvarás, assim como orçamentos, de imagem licenças de copyright, licença de uso de imagem e toda parte lega. Não esqueça a parte contábil Contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, impostos e tudo que envolvedinheiro.Preços – Montar uma política correta de preços justos baseados no mercado e no seu custo de produção. Imagino que muitos devem ser tão desorganizados como eu sou, se você não consegue se organizar e matemática não é o seu forte, procure alguém pra te ajudar, no começo de minha carreira a minha mãe era quem administrava toda parte financeira e legal.

Marketing: Promover o seu nome, estudar o mercado, comunicar com seus clientes,

Ter um Pos-venda atuante, manter um cadastro de clientes ativo. Marketing não e somente sobre vendas mas sim a formação de seu nome, marca e relacionamento com seus clientes.

Em breve vamos ver cada um destes pontos com mais detalhes. Formar uma boa base e importante pra você sentir confiança na hora de ir buscar trabalhos.  Nenhum trabalho e tão grande quando se sabe o que se faz e se tem um bom apoio.

Os 3 erros

Não adianta negar, nos fotógrafos temos uma coisa em comum, a teimosia e a teimosia é o lado negativo de algo bom chamado Persistência. Um dos principais erros que cometemos é acreditar que já sabemos tudo sobre o nosso ramo,  pensar como fotografo em relação ao mercado é um erro, pense como cliente, conheça bem o seu cliente, se você já sabe qual é o seu mercado alvo agora e a hora de estudar e aprender, visite as bancas de jornais pesquise as marcas, agencias, editoras, que são os diretores de arte, o que fazem, existem diversos Blogs de publicidade e milhões sobre moda. Ignorar o seus clientes,  resistir ao mercado é um erro comum do fotografo, saber quem o seu cliente é e o que ele quer  vale ouro num mercado tão competitivo como o nosso. Outro erro comum que cometemos, é o de acreditar que podemos começar um negocio sem dinheiro ou melhor  sem investimento. Não existe nenhum negocio sem investimento e se tem uma coisa que aprendi em Las Vegas é que o valor do seu prêmio será sempre proporcional ao valor da sua aposta. Isto não quer dizer que investir milhões de reais em um super estúdio vai te transformar no fotografo mais requisitado da sua cidade,  apenas quero dizer que investir em seu talento, em sua formação e em sua empresa é importante.  Alem da parte de equipamentos e o básico que você precisa pra ser um fotografo, pense no investimento na empresa. Se programe para investir em promoção, num portfólio num bom web site, na produção de fotos pra incluir no seu portfólio e montar um corpo de trabalho, na promoção online, na promoção impressa com postais.  Felizmente isto tudo chega ser um investimento pequeno se comparado com quem quer montar um restaurante ou uma loja, mas ainda é um investimento que deve ser feito. Um investimento planejado, evita o desespero de fotografar pra salvar o seu negocio e se sujeitar, num começo de carreira, as ofertas absurdas de clientes que tiram vantagem da inexperiência de fotógrafos novos e da necessidade que eles tem em sobreviver.  Outro erro comum em nossos planejamento é acreditar no imediatismo, de que tudo vai acontecer de uma hora pra outra,  não acontece, são raros os casos de fotógrafos que entraram no Mercado de sopetão e mesmos este não tiveram uma carreira muito longa,  os fotógrafos que hoje desfrutam de um sucesso e um bom nome se deve ao resultado de anos de desenvolvimento, dedicação, promoção e digo até sofrimento.  Não existe formula secreta, Existe uma equação simples.  Talento + Investimento + planejamento + tempo + consistência = a resultado e retorno de seu investimento.  Posso dizer que o tempo hábil pra um fotografo preparado despontar em sua carreira seria de 3 a 5 anos em diante, pode até ser menos ou mais, logicamente tudo depende do seu empenho.

Escolha a sua Atitude;  Positiva ou Negativa.

Já perdi a conta das inúmeras vezes que escutei de fotógrafos coisas do tipo: isto não dá certo, o mercado esta em crise, ninguém contrata quem esta começando, você tem que ter indicação, Não consigo trabalho pela panelinha,  se dependesse de conversas que tive com fotógrafos eu sinceramente já teria deixado esta profissão ha muito tempo.  Não sei porque temos a tendência de olhar quase tudo pelo prisma negativo. Ou achamos que o mercado não entende nosso talento ou que o mercado esta fechado.  Acho que isto é algo não exclusivo de fotógrafos mas das pessoas em geral em nossa sociedade moderna.  Somos rodeados de negatividade, nos telejornais, nas novelas, na mídia, as pessoas insistem em retratar o feio e o errado, o negativo e afirmar como tudo está ruim.   Esta atitude negativa em nossa carreira e desnecessária e contra produtiva,  pra que começar algo quando já se sabe o resultado, pra que planejar algo se já sei que vai dar errado, ou então e tudo muito difícil e complicado que nem vale a pena, ou porque não se tem dinheiro pra investir em equipamentos e na carreira.  Eu posso ficar o dia todo escrevendo sobre tudo negativo que pode acontecer.  Mas a verdade e uma só, não aconteceu, e você não vai saber se você não fizer, e não digo tentar, digo fazer, se algo não sair como se planejou, ótimo analise a situação, se baseie nas informações que você tem, pesquise mais, reavalie o seu trabalho e faça de novo.  E dai se não der certo da primeira vez, Dará na segunda ou na Terceira.  Seja positivo, porque não ? Você tem todas as ferramentas que precisa, você sabe o que quer é só questão de se planejar e por em pratica. Não adianta planejar pra enfiar um plano na gaveta, plano bom e plano em ação. Acredite que você pode fazer, eu sei que parece livro de auto ajuda mas  eu sempre digo, seu eu não acreditar em mim, quem vai ? Você tem que se basear em fatos, se você chegar a uma conclusão de que uma ação pode não dar certo, que seja baseado em fatos, não em “achismos”, Eu acho que não vai dar certo, quem acha não tem certeza.  Não seja seu pior inimigo acredite em você e em seu talento.

Boas fotos e bons negócios

 

Fonte: Luciano Mello [Fotobusiness]

 

e-max.it: your social media marketing partner

Últimos Álbuns na Galeria

19 Abril 2016
No dia 16 de abril a linda Ana Carolina Françozzo fez seu ensaio fotográfico, o local escolhido foi o antigo Clube de Campo de Figueira, a maquiagem ficou por conta da Patrícia Mello e a produção de ...

Casamentos e Aniversários

Flávia & Claudemir

Flávia & Claudemir

Enfim, o dia tão esperado chegou, tudo foi perfeitamente c ...

Isabella - Primeiro Aninho

Isabella - Primeiro Aninho

No dia 1º de maio a pequena princesa Isabella comemorou se ...

Lara e Laís - 3 Anos

Lara e Laís - 3 Anos

No dia 2 de abril foi commemorado os 3 anos das princesas ...

Bella - 1 Ano

Bella - 1 Ano

A pequena Bella faz 1 Aninho, e pra comemorar esta importa ...

Ana Julia - 12 Anos

Ana Julia - 12 Anos

No dia 19 de dezembro a linda Ana Julia comemorou seus 12 ...

 Telêmaco Borba | Paraná | Brasil    +55 43 996 888 242  contato@aniltonpreto.com.br Central do Cliente

Sobre Nós

Nosso maior objetivo é ver a satisfação de nossos Clientes com nossos serviços e produtos, contate-nos.

  • R. Profª Edith Gordan, 130 - T.Borba/Pr
  • TIM/Whats 43 996 888 242
  • contato@aniltonpreto.com.br

Curta no Facebook

Receba Nossas Ofertas

Atendimento Via Chat

LiveZilla Live Chat Software